Uma das pistas mais promissoras na investigação do sequestro de Nancy Guthrie resultou em decepção na terça-feira, quando o DNA de uma luva encontrada perto da residência da vítima no Arizona não apresentou correspondência no banco de dados nacional de perfis genéticos. O resultado foi anunciado pelo Departamento do Xerife do Condado de Pima e pelo FBI, representando um grande revés para os investigadores enquanto a busca pela mãe de 84 anos da jornalista Savannah Guthrie se estende para o 18º dia.
A luva foi encontrada descartada em um campo à beira da estrada, a cerca de 3 quilômetros da casa da vítima na região de Tucson. O item era semelhante a um par usado por um homem armado com máscara de esqui, visto em imagens de vídeo tentando desativar a câmera da campainha nas primeiras horas da manhã do sequestro, segundo as autoridades.
Análise do DNA sem correspondência no CODIS
Os investigadores esperavam que a amostra de DNA retirada da luva produzisse um resultado positivo ao ser comparada com o Sistema Combinado de Índices de DNA, conhecido pela sigla CODIS. No entanto, o departamento do xerife informou que o DNA da luva não apresentou correspondência no banco de dados nem com o DNA encontrado na propriedade de Guthrie.
Segundo o gabinete do xerife, outras evidências de DNA coletadas na residência ainda estão sendo analisadas. A agência enfatizou que o CODIS é apenas uma das muitas opções de bancos de dados disponíveis para a investigação.
Detalhes do caso de sequestro
O xerife Chris Nanos afirmou acreditar que o homem no vídeo, que também usava uma mochila abarrotada e uma pistola no coldre, é o provável autor do sequestro e o principal suspeito. Nancy Guthrie foi vista pela última vez em 31 de janeiro, quando foi deixada em casa por sua família após jantar com eles.
Além disso, a vítima possui mobilidade física extremamente limitada e não conseguiria sair de casa sem ajuda, o que levou os investigadores a concluírem desde o início que ela havia sido sequestrada. Vestígios de sangue encontrados na varanda da casa foram confirmados por testes de DNA como sendo dela, informaram as autoridades na semana passada.
Cartas de resgate e apelos da família
Pelo menos três supostas cartas de resgate vieram à tona desde o desaparecimento de Nancy Guthrie, todas entregues inicialmente a veículos de imprensa. Segundo as autoridades, não há conhecimento de nenhum contato direto entre suspeitos e a família ou os investigadores.
Savannah Guthrie, de 54 anos, co-apresentadora do popular programa matinal “Today” da NBC News, publicou diversas mensagens em vídeo juntamente com seus irmãos Camron e Annie Guthrie. A família tem implorado pelo retorno da mãe e pedido a ajuda do público para solucionar o caso.
No domingo, o xerife Chris Nanos divulgou um comunicado declarando que os familiares diretos foram descartados como suspeitos no caso, afirmando que a família Guthrie é vítima. Grande parte da investigação envolveu trabalho de detetive tradicional, incluindo investigadores trabalhando com gerentes de lojas do Walmart para identificar a pessoa que comprou a mochila vista no vídeo.
Estado de saúde preocupante
Policiais e familiares descreveram Nancy Guthrie como tendo saúde frágil e necessitando de medicação diária para sobreviver. Ela também possui um marca-passo, o que aumenta a preocupação com sua condição física.
Nanos disse à agência Reuters na semana passada que nenhuma prova de vida surgiu desde o sequestro, mas também não houve prova de morte. O xerife afirmou que sua presunção é de que Nancy Guthrie continue viva, enquanto os investigadores seguem analisando outras evidências forenses e explorando bancos de dados alternativos para identificar o suspeito.









