Fisker declara falência após fracasso com SUV elétrico Ocean

A fabricante de veículos elétricos Fisker entrou oficialmente com pedido de falência nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (17), após enfrentar uma série de dificuldades relacionadas à produção e ao desempenho do seu único modelo, o SUV Ocean. A startup, que chegou a prometer inovações no setor de carros elétricos, não conseguiu superar os problemas técnicos nem manter a estabilidade financeira.
De acordo com documentos protocolados no estado de Delaware, a Fisker declarou possuir entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão em ativos, enquanto suas dívidas variam de US$ 100 milhões a US$ 500 milhões. O pedido de proteção judicial foi feito com base no Capítulo 11 da lei de falências dos EUA, que permite que a empresa tente reestruturar suas obrigações com os credores e continue operando durante o processo.
Essa é a segunda vez que uma montadora fundada por Henrik Fisker, renomado designer automotivo com passagens por marcas como BMW e Aston Martin, chega à falência. Em 2013, a Fisker Automotive também enfrentou dificuldades financeiras e precisou solicitar a mesma proteção legal, após sofrer com sucessivos recalls.
A atual Fisker surgiu em 2020, aproveitando a onda de empresas de tecnologia e mobilidade que abriram capital por meio de fusões com SPACs (empresas de propósito específico). Na época, a startup conseguiu levantar cerca de US$ 1 bilhão com o apoio da Apollo Global Management, o que possibilitou uma parceria estratégica com a Magna International — responsável por fabricar veículos para montadoras como BMW, Toyota, Mercedes-Benz e outras.
Apesar do bom começo, a Fisker enfrentou sérios contratempos. A produção do Ocean foi afetada por falhas persistentes no software, o que levou a empresa a atrasar entregas e revisar para baixo suas previsões de produção diversas vezes. Em fevereiro, o youtuber Marques Brownlee publicou um vídeo altamente crítico intitulado “Este é o pior carro que já avaliei”, no qual detalhou os diversos defeitos do veículo. O vídeo viralizou, ultrapassando os 5,7 milhões de visualizações, e contribuiu ainda mais para abalar a reputação da marca.
No mês passado, durante a divulgação de seus resultados financeiros, os executivos da Fisker confirmaram que os planos de produção para o SUV Ocean foram oficialmente descartados para 2024.
Mesmo com as demissões de aproximadamente 400 a 500 funcionários na unidade de produção em Graz, na Áustria, a fábrica da Magna onde os veículos da Fisker eram montados continua operando, empregando cerca de 7.000 pessoas e produzindo modelos para marcas como Jaguar Land Rover, Toyota, BMW e Mercedes-Benz.
A queda da Fisker se soma a uma série de falências que vêm atingindo startups do setor de veículos elétricos. Nos últimos meses, empresas como Charge Enterprises — responsável por instalar estações de recarga —, além das montadoras Lordstown Motors, Proterra e Electric Last Mile Solutions, também recorreram ao Capítulo 11.
O colapso da Fisker evidencia os desafios enfrentados pelas novas fabricantes em um setor altamente competitivo e em rápida transformação, onde promessas tecnológicas nem sempre se traduzem em sucesso comercial.